Pages

domingo, 21 de março de 2010

PROJETO - ESCOLA ABERTA

Sabe-se que hoje em dia uma das maiores preocupação é a estrutura familiar, porque família é a peça fundamental, ou seja, é a raiz que sustenta todo o corpo. Pensando nisso o Grupo Gestor desse Estabelecimento de Ensino, juntamente com os professores, programaram um dia especial para as famílias dessa comunidade.
No dia de hoje não só esta escola, mas todas as escolas públicas estarão abertas para receber a visita dos pais de seus alunos. Com o objetivo de sensibilizar a sociedade, pais, professores e diretores para a importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela Escola de seus filhos.
Quanto maior o envolvimento dos pais, melhor é o desempenho do filho - aluno, que ganha segurança, auto-estima e sucesso escolar. Dividindo responsabilidades, somando esforço e multiplicando resultados e com certeza reduzindo a evasão escolar.
Vale lembrar que é de responsabilidade dos pais, o cidadão que está sendo formado, e quando isso ocorre de forma coletiva escola - família, a chance de se formar bons cidadãos, críticos e preparados para os desafios do mundo atual são bem melhor.
Aproveitando essa data, contamos com a participação de quase todos os servidores desse colégio, e de amigos palestrantes da comunidade, que se empenharam, dando o melhor de si, para a boa realização deste encontro.

PROJETO - ESCOLA ABERTA

A diretora Simone Pires, iniciou dando boas vindas, apresentando sua equipe escolar à comunidade. De imediato convidou a todos para de mãos dadas fazermos a oração que o Pai nos ensinou.




Todos muito concentrados, sentindo a presença de Deus, num momento de oração, agradecimento, por tantas maravilhas recebidas, desse Pai, que está sempre pronto ao nosso chamado.



Na oportunidade a diretora apresentou a equipe do conselho tutelar, que está caminhando de mãos dados nesse projeto, em prol de uma parceria que luta para o bem estar do educando. Não deixando também de apresentar a interprete Fátima, que também se associou a nossa escola.

A professora Gislaine, coordenou a brincadeira de relaxamento, para que o ambiente se tornasse mais atrativo, fazendo com que este encontro seja caloroso e o clima mais agradável.


E a professora acertou na brincadeira, pois, todos participaram, soltando-se, numa descontração, contagiando a todos num momento de alegria.

Nem com a diretora foi diferente, também participou da brincadeira, deixando transparecer sua satisfação e alegria. No decorrer da brincadeira a vice Maria das Dores, distribuiu pirulitos em forma de brincadeiras.

Após a dinâmica, ouvimos a palestra feito pelo amigo parceiro, "Valdson", que enfocou a importância dos pais na formação do filho - ética e moral. Sensibilizando na sua função de pai, que é o de educar, e a participação ativa na vida escolar do seu filho, não deixando a responsabilidade de educar para os professores. Por que essa tarefa é sua Pai.

























Alguns alunos do 5° e 6° ano, coordenados pela coordenadora
Aparecida Reis, apresentaram uma coreografia da música - Utopia, que retrata a famíloia.

Nossa próxima palestra, também amigo da escola, o representante da policia civil Erlandson, abordando o tema muito trabalhando nas escolas, "Drogas", alertando quanto aos cuidados que os pais precisam ter com relação a mudança de comportamento dos filhos, a mudança de personalidade, pois é um dos sinais que o usuário demonstra quando está usando drogas.


















Com o mostruário, apresentou os tipos de drogas "Lícitas e Ilícitas", entregou o folheto informativo sobre - drogas, abrindo espaço para esclarecimentos das dúvidas a respeito do assunto abordado. Pediu a todos, que façam denúncia a qualquer suspeita de usuários. falou da importância dessa colaboração, pois, através dessa ajuda, estamos também contribuindo para uma sociedade melhor.









Ao término da palestra, o mostruário, continuou ali, toda a manhã, aos olhos de curiosidades dos alunos, querendo saber tudo a respeito.





Esta mãe, que já participava desse projeto "Amigo da Escola", fem Brasília, fez vários questionamentos ao palestrante, recebendo de imediato as respostas cabivéis, e, também já se propôs a fazer parte do amigo da Escola, recebendo os agradecimentos da diretora pela disponibilidade dessa parceria.
Mas uma descontração, organizada pela professora Gislaine...











Brincadeira de estourar os balões com um abraço bem apertado entre pais e filhos, ganhando premiação quem estourar mais balões. Muitas energias foram gastadas durante a brincadeira, por isso, todas as mães foram contempladas com uma lembrancinha.
E por último ouvimos a palestra com o Professor Agostinho, que falou muito sobre os exemplos dos pais para com os filhos no dia-a-dia. E com pequenos gestos na convivência familiar que vai concretizar bons ou maus exemplos. O filho é sempre filho. O cuidar e o educar é futuro e o futuro não pode ser consequência do acaso.
A família deve, portanto, se esforçar em estar presente em todos os momentos da vida de seus filhos. Presença que implica envolvimento, comprometimento e colaboração. Deve estar atenta a dificuldades não só cognitivas mas, também comportamentais.
Deve estar pronta para intervir da melhor maneira possível, visando sempre o bem de seus filhos, mesmo que isso signifique dizer sucessivos "não", às suas exigências.
Encerrando esse evento, a diretora agradeceu a todos pela participação e reforçou a importância do amigo da escola, pois, ele sim, faz a diferença e um país melhor a cada dia.

Um delicioso lanche, "suco com pão de queijo", foi servido


A educação sozinha não transforma a sociedade,
sem ela tampouco a sociedade muda.
Paulo Freire

quinta-feira, 18 de março de 2010

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DOS 9º aNOS "A, B e C"



Durante o desenvolvimento das

pesquisas, foi uma grande experiência

para todos envolvidos. Percebemos que

com simples ações se faz a diferença na

aprendizagem dos nossos alunos, nos

quais descobrimos muitos talentos que

até então estavam adormecidos; por isso

e muito mais, acreditamos que vale a

pena o trabalho do professor,

desenvolver seus projetos usando as

tecnologias, principalmente nos dias de hoje

que se fala muito em inclusão digital, levar o

aluno a avançar no seu percurso de

aprendizagem em relação às competências

de análise e interpretação de textos, fatos e

situações, construindo seus próprios

conceitos. Estes são avaliados pelo professor

com observações, questionamento,

apresentação e exposição de trabalhos.




Ao propor aos alunos a realização dessas pesquisas, as salas foram divididas em grupos e os temas foram lançados.
Visto que a Geografia é uma ciência que estuda a organização do espaço organi8zado peo homem, dá margem para comentar todo e qualquer assunto que surgiu ou surge na face da terra.
Os temas foram: Capitalismo/Socialismo, Imperialismo Europeu, Primeira e Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Aguecimento Global, Biotecnologia, Energia Nuclear, Poluição Ambiental e Desigualdade Social. Para que tudo acontecesse os educando utilizaram vários recursos como: guadro-giz, Leitura de imagem, mapas e gráficos, textos, retroprojetor e laboratório de informática para pesquisa, digitação e ilustração dos trabalhos.
Os componentes de outros grupos, também usaram suas criatividades, utilizaram o quadro-giz para as ilustrações representando os temas abordados.
Sendo assim uma atração para os colegas que estavam assistindo á apresentação. Eles tiveram uma dicção fluente,, foram claros e confiantes na apresentação dos trabalhos.
Não esquecendo de ressaltar, que os mesmos também utilizaram os computadores, para um conhecimento mais amplo, no assunto abordado.





Alguns grupos utilizaram o retroprojetor, uma ferramenta, muito importante e que destacou bastante na apresentação do grupo.
Foi notório no decorrer das atividades, o papel do professor como orientador da aprendizagem, uma vez que, os alunos bem orientados têm autonomia para ir à busca da descoberta e da aprendizagem e foi na apresentação dessas atividades que percebemos a desenvoltura do alunado no decorrer da apresentação.

Os alunos do 9° ano "B", utilizaram o programa Kolour Paint, para as ilustrações dos trabalhos.
Foi perceptível a determinação dos grupos em desenvolver as atividades relacionadas às pesquisas, utilizando o computador, pois, a curiosidade e o gosto pelos assuntos abordados, a interação e respeito mútuo com os coelgas de grupo, com a tecnologia, a seriedade para resolver as questões e impasses surgidos no decorrer das ações.
Os alunos de todos os grupos foram avaliados do início ao fim dos trabalhos. Observando a participação, o desenvolvimento, a criatividade através de suas conclusões.



terça-feira, 16 de março de 2010

PROJETO - ESCOLA ABERTA

No dia 06 de março foi um dia de muita alegria aqui no Colégio, pois reinicia este ano de 2010, o Projeto Escola Aberta - Espaço de Cidadania





Este projeto tem como objetivo geral - transformar o ambiente comunitário, através de cursdos básicos de informática, oficinas artesanais, esporte, laser, palestras, vídeos, etc., disponibilizando a UE, aos sábados, de forma sistemática, planejada e organizada, para toda a comunidade escolar; do bairro, da cidade, professores, servidores, pais e alunos.





Vale lembrar, que além de ser muito prazeroso este dia - Espaço de Cidadania, vem também preencher o espaço ocioso dos nossos adolescentes, crianças e até idosos.

A abertura deste projeto se deu com uma palestra em DVD do Sr. Jailton Nascimento - que abordou a importância da educação para o sucesso do ser humano, logo após, aulas de informática para fechar as atividades da manhã, e, no período da tarde foi só diversão com muito futebol.





Este projeto está sob a responsabilidade da Coordenadora Vânia Lino, assistido pelo Grupo Gestor da UE, Diretora: Simone, Vice: Maria das Dores, Sec. Geral: Shirley Reis, além de muitos voluntários que se empenham para que este dia seja agradável.



Não posso esquecer de uma outra voluntária, muito importânte para a divulgação deste projeto: a Dinamizadora Alcimária, parabéns pelo dinamismo, profissionalismo e boa vontade.

segunda-feira, 15 de março de 2010



PROJETO


CARTA

ENTRE

AMIGOS.