Pages

sábado, 2 de abril de 2011

Exatamente em 1682, século XVII, Batolomeu Bueno da Silva e seu filho de apenas 12 anos de idade, organizaram uma bandeira e chegaram a Goiás, descobrindo muitas minas de ouro, graças aos seus esforços que foram recompensados no seu empreendimento.

Conta a lenda que Bartolomeu o "bandeirante", procurava as ambicionadas minas, quando deparou com índios, que impediram sua entrada, sem nenhum pudor ou respeito assassinou milhares de índios que ali habitavampor direito.
Bartolomeu então teve uma ideia: encheu uma vasilha de álcool e ateou fogo. Os índios apavorados pensando tratar-se de água e diante da ameaça do bandeirante de queimar-lhes os rios, renderam-se. Os índios sob pressão psicológica, não só permitiram a entrada dos exploradores em seus territórios, como ainda lhes revelaram a localização das minas. Em 1727, quarenta anos depois, seu filho voltou com uma bandeira, ao local das minas e durante três anos, andou pelos sertões à procura dos antigos sítios descobertos. Não os encontrando, porém, depois de alguns tempo, fundaram um núcleo chamado Barra, que foi transferido para as margens do Rio Vermelho como o nome de Santana, que mais tarde se tornou a Vila Bieno, que hoje é a cidade de Goiás. Bartolomeu Bueno da Silva foi o último dos grandes bandeirantes que desvendou os caminhos para o oeste tornando conhecido o alto sertão brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário.