O Colégio Sant'Ana, fundado em 05 de setembro de 1889, com objetivo único de abrir uma escola para meninas, com o passar dos tempos, o ensino foi estendido também aos meninos.
As fundadoras foram oito irmãs francesas, três das quais já havia morado em Uberaba e as outras cinco eram migrantes da França no ano de 1889.
A viagem da França ao Brasil foi de navio, e de Uberaba para Goiás, à cavalo 12o léguas, gastaram 29 dias.
O Bispo da cidade de Rodez, na França, superior das irmãs, exigiu a assinatura de Dom Cláudio Ponce de Leão, num contrato de doze cláusulas, das quais o primeiro artigo dizia:
"O Colégio será dirigido e administrado pelas religiosas Dominicanas e compreenderá a educação de jovens ricas, pobres, filhas de escravos, e ainda visita aos doentes em domicílio" Quando as irmãs fundadoras do Colégio Sant'Ana chegaram, foram recebidas com uma enorme festa com duas bandas de música e uma chuva de fogos artifício, pois não foi fácil para o Bispo trazê-las.
A casa do Bispo, transformada em escola, era pequena, mas agradável.
No primeiro dia, apareceram cinco alunas que desejavam ser internas e uma centena de externas. A maior preocupação das irmãs era acolher as crianças pobres e as filhas de escravos mas sofridas.
A antiga cidade de Goiás foi à escola preparatória para a formação de homens, que deveriam se comprometer com o destino ao Estado de Goiás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste aqui seu comentário.